Vejam a velocidade com que os governos levam nosso suado dinheirim...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Distros que já usei...

E também a minha opinião sobre todas eles. E olhem que todas eu explorei ao máximo.
1a. Mandrak - Muito boa, mas não existe mais... É a antecessora do Linux Mandriva. Quem quiser coisa parecida procure o Mandriva. Instala direto no Hd;

2a. Kurumi - Como o próprio nome diz... Não passa de uma brincadeira infantil... O projeto já foi abandonado pelo seu principal criador e desenvolvedor, que passou a batata (fria) para um discipulo. Muito enfeitada porem não muito prática. Não aconselho perderem tempo instalando e estudando tal distribuição. Não lhes agregará nenhum conhecimento que vala a pena, já que todas as outras distro tem tudo e muito mais ainda. Apesar de possuir uma Suite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios, parece que não passava de uma amostra de linux para os usuários apenas testarem sem instalar no micro, já que rodava direto do CD. Muito enfeitadinha porém não atrai a atenção de quem estuda realmente o assunto. Roda direto do CD-DVD como também instala, se for desejo do usuário.

3a. Mandriva - Essa sim, muito boa, estavel e de interface muito amigável. Navegador firefox e muita estabilidade e segurança. Desenvolvida por uma empresa francesa em parceiria com a brasileira conectiva é um excelente projeto. Atende a todas as necessidades seja de usuários avançados ou básicos. No quesito multimídia e jogos é também excelente. Possui uma Suite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios. Instala direto no HD.

4a. Famelix - Ideal para que não quer largar o SO de Mr Gates, já que é muito parecido com o Win vista. Não achei interessante e os recursos tomam muito do hardware. É completa no que diz respeito aos softwares mas compromete o desempenho da máquina. Não aconselho que usem e nem que percam tempo instalando para conhecer e apesar de possuir umaSuite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios não vale apenas perder tempo com a mesma. Roda direto do CD-DVD como também instala no HD

5a. Open Suse - De origem alemã esta também é uma distribuição robusta, estavel e segura. Os menus que não são de fácil acesso, precisando de esforço estra para retornar para trás dificulta um pouco o acesso aos mesmos, no mas é uma boa opção. Tem todos os recursos que precisamos, apesar de consumir também muito do hardware, mas com as máquinas mais robustas de hoje roda tranquilo. Jogos e multimídias são seu forte. Sua Suite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios, atende a todas as necessidades de qualquer usuário. Instalação direto no HD.

6a. Fedora 10 - Derivada da Norte americana Rad Hat, é bastante estável e segura. Comenta-se na rede que até a nasa usa esta distro. No entanto acho que seja a Rad Hat, mas cria e criador se confundem. Foi um problema super grande para baixar as imagens. Queimei vários discos para acertar uma que instalasse e mesmo assim tudo foi muito difícil e complicado. Usei e tive dificuldade de instalar. Depois de instalada não conectou a internet. Foi preciso configurar manualmente, o que dificultou um pouco. Apesar de ainda tentar estudá-la por completo, não recomendo. Quem quiser migrar incondicionalmente para o Linux recomento mesmo é o Ubuntu. Suite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios. Roda via CD-DVD, como também instala no HD. No meu caso enquanto estava rodando via cd conectava automático na internet, quando instalei, não mais conectou. Precisou fazer manual.

7a. Ubuntu 7.04, 8.04; 8.10 e 9.04 - Aqui sim. A distribuição desenvolvida pelo sul africano Mark Shuttleworth através de sua empresa Canonical é o que há de mais avançado em termos de Linux pelo menos no meu entender, e olha que entendo um pouco. Apesar de uma interface ainda pobre no que diz respeito à elegância é super robusta quando o assunto é estabilidade. Possui uma Suite office completa que em nada deixa a desejar dos concorrentes proprietarios. Reconhece todo o seu hardware e já inicia conectado a internet. Adotei a mesma para ser o meu SO, e só tenho tido resultados surpreendentes com a mesma. É completa em tudo além de estavel. Atentar para os números, por exemplo a última versão é "Ubuntu 9.04" Note que o nove é o ano e quatro é o mes de lançamento. Portanto lançada em abril de 2009. É a versão mais recente do Ubuntu. Estou usando a mesma desde o seu lançamento. Quero lhes dizer que daqui para frente vamos focar principalmente sobre esta versão, que no meu entender é a que veio para ficar, pelo menos para os usuários de conhecimentos básicos. Ficando as outras apenas para estudiosos do linux e que queiram conhecer tal como eu apenas para opinar. Aconselho a conhecerem estra distro e a instalarem em suas máquinas. Para o usuário comum tem uma vantagem, que para mim é desvantagem. Instalar em conjunto com o windows apartir dele mesmo. Isso faz com que as pessoas voltam para o windows pirata tão rápido quanto trocar um par de meias. Mas fazer o quê... Bom mesmo era que essas distros só instalassem em uni boot, já que em dual boot, as pessoas acabam mesmo é voltando para o rwin. Voltarei a falar sobre o Ubuntu... E tirar dúvidas... Podem postar aqui suas dúvidas e sugestões. Vamos incrementar este espaço.

2 comentários: