Vejam a velocidade com que os governos levam nosso suado dinheirim...

sábado, 20 de junho de 2009

Terminal Linux Ubuntu 9.04

Explicando um pouco do terminal linux Ubuntu 9.04 “Jaunty Jackalope” ou coelho corredor.

Olá amigos, apesar do Synaptic ajudar muito aos iniciantes no sistema operacional Linux Ubuntu 9.04, e tambem do aplicativo adicionar/remover, muitas coisas ainda são feitas via terminal. É aí que o bicho pega. Poucos conhecem os comandos e muitos deles até básicos são considerados tarefas de gincanas para quem precisa dos mesmo. Busquei em alguns sitios de internet e juntá-los aqui os mais comuns. Quem quiser adicionar basta enviar via comentários.

Para abrir um terminal basta ir no menu aplicativo, acessórios e terminal. Outra maneira é teclando simultaneamente Alt F2 e digitanto “gnome-terminal” janela que se abrirá. O terminal será aberto com uma mensagem que identifica o computado e o usuário. No meu caso;
coelhobranco@coelhobranco-desktop:~$

O simbolo ~$ siginifica usuário comum. Sem poderes de administrador do sistema mas.

Se eu digitar “sudo su” e a senha de usuário o terminal passa a mostrar

root@coelhobranco-desktop:/home/coelhobranco# - Note que o simbolo “~$” agora foi substituído por “#” que significa usuário root, ou seja agora temos super poderes. Agora sim, você é o administrador do sistema e tem super poderes. Podes fazer o que quiser. Algumas coisas você pode fazer como usuário comum, outras somente como root.

Um comentário:

  1. Qual é o site que põe voz nos textos?

    João Teles

    ResponderExcluir