Vejam a velocidade com que os governos levam nosso suado dinheirim...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA



Nas praias largas e fartas de Santa Cruz, floresciam cidades prestigiosas. Com o feudalismo das capitanias, as cidades e as vilas modernas do litoral do Brasil estavam já em seus primórdios, destacando-se dentre todas os núcleos populosos do Salvador e de São Vicente, em vista das facilidades encontradas pelos colonizadores, com o auxílio dos Caramurus e dos Ramalhos, que os haviam precedido na ação, junto dos indígenas.

Contudo, Portugal ainda não se decidira a destacar os seus elementos mais valorosos para os trabalhos da colônia, preferindo enviar-lhe criminosos e homens sem escrúpulos. Por toda parte, buscavam os naturais os recantos desconhecidos das florestas remotas, fugindo à escravidão e às torturas injustificáveis que lhes infligiam os homens brancos, por eles, um dia, acolhidos com as mais altas manifestações de fraternidade.

O atrito das raças dava ensejo aos quadros mais dolorosos e mais lamentáveis. Tome de Sousa estava substituído por Duarte da Costa, que, como o primeiro governador-geral, trouxera também consigo alguns dos missionários concitados por Ismael ao novo apostolado nas florestas americanas. 

Fonte: Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Obra espírita psicografada por Chico Xavier.

P.S.: Obra também aqui já apresentada várias vezes, inclusive como livro de leitura para todos, independentemente de credo religioso. 

P.S. 2: Obra que deveria obrigatoriamente ser lida por todos os professores de história. Sem distorção de interesses. Relata por quem viu do alto tudo que ocorrera na Terra do Cruzeiro desde os primórdios de sua formação.


Tenho dito... E sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário