Vejam a velocidade com que os governos levam nosso suado dinheirim...

domingo, 22 de dezembro de 2013

A informação que desinforma...

Caríssimo leitor destas mal traçadas linhas. Que tal aproveitar os últimos dias deste fatídico ano de 2013 e rever a maneira como somos diariamente enganados, digo... digo... "informados"?

Em conversa ontem com um ex aluno que me indagava sobre a situação de violência vivida pela população sucupirana em especial nós que labutamos em secular instituição financeira dei meu veredicto sobre a  grande mentira que corre o mundo com o nome de informação, deste que Gutemberg inventou a imprensa. 

É tudo uma grande farsa. Fomos enganados ao longo dos séculos. Isso não há dúvidas e só besta para acreditar no contrário.

E esta grande mentira que nos fora contada teve causas das mais variadas. A grande verdade é que a maioria destas causas foram propositais. Ou seja: Alguém plantou a mentira com um proposito fundamentado em levar vantagem, fosse ela econômica ou não. As causas restantes foram simplesmente por que o veículo de imprensa simplesmente não quis investigar a fundo o acontecido e simplesmente noticiou algo de maneira errada. 

Folclore ou não, reza história não oficial que mesmo Napoleão tendo sido derrotado na batalha de  Waterloo um comerciante inglês que sabia do ocorrido mandou plantar boatos que a vitória napoleônica era fato concreto. A população londrina na época, em pânico começou se desfazer de seus bens a preço de banana para empreitar fuga. O dito comerciante que era muitíssimo rico comprou tudo e passado o momento, depois viria a se tornar mais rico ainda. Vejamos que neste casa a mentira, ou melhor "notícia" além mentirosa andava a passos de tartaruga. E isso ajudou e muito no golpe.

O importante é deixar bem claro que devemos a partir então ignorar tudo que a imprensa noticia ou noticiou, ou se não quiser radicalizar, procurar pelo menos fazer uma crítica severa e buscar outras para um comparativo e entender melhor as coisas. Não sejamos idiotas de queimar reservas de memórias guardando em nossas mentes mentiras que não contribuiria em nada para o nosso melhoramento.

Atentai para a notícia veiculada em jornal da capital da província sobre a violência sofrida pela população sucupirana início do mês. Nem de longe ela retrata a realidade dos fatos ocorridos. Apesar de vaga quem mais se aproximou dos fatos fora outro veículo de imprensa da capital provinciana. 

Infelizmente não podemos por questões normativas relatar cronologicamente e com precisão cirúrgica os fatos acontecidos. Isso possível contribuiríamos para minimizar a desinformação reinante.

E em assim sendo só nos resta olhar, ouvir e ler com bastante desconfiança, tudo que nos em empurrado goela abaixo como se informação verdadeira fosse.

Tenho dito... E sempre!!!

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário